WORKSHOP IN-COMPANY
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Fatores Humanos na Gestão da Mudança em Projetos de TI
Fatores Humanos na Gestão da Mudança em Projetos de TI
Fatores Humanos na Gestão da Mudança em Projetos de TI
Uma abordagem prática e realista dos desafios culturais em grandes projetos de transformação digital nas organizações
Aprenda a mapear e mitigar resistências, desalinhamento e baixa adesão em projetos complexos de TI, especialmente em contextos com stakeholders pouco atuantes, equipes sob pressão e uma cultura avessa à mudança.
Uma abordagem prática e realista dos desafios culturais em grandes projetos de transformação digital nas organizações
Aprenda a mapear e mitigar resistências, desalinhamento e baixa adesão em projetos complexos de TI, especialmente em contextos com stakeholders pouco atuantes, equipes sob pressão e uma cultura avessa à mudança.








Não basta entregar boas soluções.
É preciso engajar as pessoas.
Não basta entregar boas soluções.
É preciso engajar as pessoas.
Não basta entregar boas soluções.
É preciso engajar as pessoas.
Se você já viu projetos de ERP, CRM e outros sistemas emperrarem porque “o usuário não comprou a ideia”, sabe que boas soluções técnicas não garantem sucesso por si só. Então, o que falta?
Fortalecer a gestão da mudança com ações voltadas para cultura, comportamento e comunicação nas áreas de negócio.
Mudanças significativas na organização mexem com crenças, hábitos e inseguranças – e isso não se trata somente com treinamento e comunicação informativa. Venha aprender como incorporar a dimensão cultural à gestão da mudança nos projetos de TI para aumentar as suas chances de sucesso.
Se você já viu projetos de ERP, CRM e outros sistemas emperrarem porque “o usuário não comprou a ideia”, sabe que boas soluções técnicas não garantem sucesso por si só. Então, o que falta?
Fortalecer a gestão da mudança com ações voltadas para cultura, comportamento e comunicação nas áreas de negócio.
Mudanças significativas na organização mexem com crenças, hábitos e inseguranças – e isso não se trata somente com treinamento e comunicação informativa. Venha aprender como incorporar a dimensão cultural à gestão da mudança nos projetos de TI para aumentar as suas chances de sucesso.
Desafios culturais à gestão da mudança
Desafios culturais à gestão da mudança
Desafios culturais à gestão da mudança
Várias causas ocultas comprometem o sucesso de projetos tecnológicos. Vamos discutir como endereçá-las desde o primeiro momento no seu planejamento. Você reconhece estes desafios?
Várias causas ocultas comprometem o sucesso de projetos tecnológicos. Vamos discutir como endereçá-las desde o primeiro momento no seu planejamento. Você reconhece estes desafios?

Falta de patrocínio e mobilização de stakeholders-chave nas áreas de negócio
Falta de patrocínio e mobilização de stakeholders-chave nas áreas de negócio

Cultura de aversão ao risco, que desestimula a adoção de novos métodos e ferramentas
Cultura de aversão ao risco, que desestimula a adoção de novos métodos e ferramentas

Baixo engajamento dos usuários, mesmo com treinamento e comunicação intensiva
Baixo engajamento dos usuários, mesmo com treinamento e comunicação intensiva

Sensação de que o time de TI é responsável por empurrar a mudança sozinho
Sensação de que o time de TI é responsável por empurrar a mudança sozinho

Boicote silencioso dos usuários, que burlam o sistema com ferramentas e rotinas alternativas
Boicote silencioso dos usuários, que burlam o sistema com ferramentas e rotinas alternativas
Benefícios do Workshop
Benefícios do Workshop
Benefícios do Workshop
A partir de debates, cases e atividades práticas orientadas à cultura organizacional, você enriquecerá o seu repertório de gestão da mudança para:
A partir de debates, cases e atividades práticas orientadas à cultura organizacional, você enriquecerá o seu repertório de gestão da mudança para:

Identificar causas ocultas das resistências internas
Identificar causas ocultas das resistências internas
Enfatizar exaustivamente o propósito e o sentido das mudanças
Enfatizar exaustivamente o propósito e o sentido das mudanças

Envolver os usuários desde o início para que eles se sintam motivadas e representadas
Envolver os usuários desde o início para que eles se sintam motivadas e representadas

Praticar uma comunicação eficaz para reduzir mal-entendidos e sabotagens veladas
Praticar uma comunicação eficaz para reduzir mal-entendidos e sabotagens veladas

Ativar o patrocínio genuíno e concreto da liderança
Ativar o patrocínio genuíno e concreto da liderança
Implementar ações práticas que influenciem comportamentos e estimulem a abertura à mudança
Implementar ações práticas que influenciem comportamentos e estimulem a abertura à mudança
Foco na cultura brasileira
Foco na cultura brasileira
Foco na cultura brasileira
Embora frameworks clássicos de gestão da mudança sejam referências valiosas, é preciso fazer adaptações para que funcionem melhor na nossa realidade.
Embora frameworks clássicos de gestão da mudança sejam referências valiosas, é preciso fazer adaptações para que funcionem melhor na nossa realidade.
Embora frameworks clássicos de gestão da mudança sejam referências valiosas, é preciso fazer adaptações para que funcionem melhor na nossa realidade.



Abordagem flexível
Abordagem flexível
Vários modelos prescrevem uma sequência linear e racional, enquanto no Brasil, mudanças exigem mais flexibilidade, sensibilidade e adaptações ao longo do projeto.
Vários modelos prescrevem uma sequência linear e racional, enquanto no Brasil, mudanças exigem mais flexibilidade, sensibilidade e adaptações ao longo do projeto.
Atenção às relações e emoções
Atenção às relações e emoções
Modelos internacionais subestimam aspectos como medo, insegurança e relações interpessoais. No Brasil, a força da cultura relacional requer ainda mais atenção.
Modelos internacionais subestimam aspectos como medo, insegurança e relações interpessoais. No Brasil, a força da cultura relacional requer ainda mais atenção.
Impacto da hierarquia
Impacto da hierarquia
Nossa alta distância entre níveis hierárquicos demanda estratégias para garantir que a liderança patrocine ativamente as mudanças.
Nossa alta distância entre níveis hierárquicos demanda estratégias para garantir que a liderança patrocine ativamente as mudanças.
Espaço para o 'jogo de cintura'
Espaço para o 'jogo de cintura'
Estratégias convencionais ignoram o potencial positivo da criatividade brasileira, perdendo oportunidades de utilizar essa característica como acelerador.
Estratégias convencionais ignoram o potencial positivo da criatividade brasileira, perdendo oportunidades de utilizar essa característica como acelerador.
Comunicação orgânica
Comunicação orgânica
Abordagens tradicionais enfatizam a comunicação 'top-down'. Na cultura brasileira, a informalidade e os relacionamentos pessoais requerem mais diálogo e articulação política.
Abordagens tradicionais enfatizam a comunicação 'top-down'. Na cultura brasileira, a informalidade e os relacionamentos pessoais requerem mais diálogo e articulação política.
Programa
Programa
Programa
Carga horária: 8 a 16 horas
O conteúdo varia conforme a duração
O conteúdo varia conforme a duração
Módulo 1
Por que mudanças emperram nas empresas?
Módulo 2
O papel da liderança técnica e de negócio
Módulo 3
Comunicação estratégica e humanizada
Módulo 4
Adesão e corresponsabilidade
Módulo 5
Plano de ação personalizado
inspiração
reflexão
provocação
sensibilização
motivação
mindset
Inspiração
Potencial
inspiração
reflexão
provocação
sensibilização
motivação
mindset
Inspiração
Potencial
mudança
in-company
equipes
líderes
inspiração
provocação
motivação
reflexão
mudança
in-company
equipes
líderes
inspiração
provocação
motivação
reflexão


Mentor na




Mentor na




Mentor na


Muito prazer, sou
Muito prazer, sou
Muito prazer, sou
Daniel Aisenberg
Daniel Aisenberg
Daniel Aisenberg
Com uma carreira de 25 anos, atuo como mentor e consultor em cultura de inovação, e professor de pós-graduação da Escola Conquer.
Sou mentor na incubadora Startup Lisboa desde 2018, apoiando fundadores de startups de diversos setores em uma das capitais mundiais da inovação.
Passei por empresas líderes no Brasil, como cliente e fornecedor, onde coordenei projetos inovadores de treinamento, transformação digital e experiência do cliente, desempenhando papéis de liderança.
Trabalhei em duas renomadas consultorias de educação corporativa, Ciatech/UOL Educação e AfferoLab. Na Accenture Portugal, fui Gerente de Service Design e de Transformação Digital. Em muitos dos projetos, interagi de perto com a TI.
Com formação em Jornalismo na FACHA, pós-graduação em Marketing na FGV e mestrado em Antropologia com ênfase em organizações pela Universidade de Lisboa, aplico a minha formação multidisciplinar nos projetos e treinamentos.
Solicite uma proposta
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Entraremos em contato com mais informações sobre o workshop Fatores Humanos na Gestão da Mudança em Projetos de TI.
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